quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ULTRAMARATONA DE REVEZAMENTO DE 300 km – Mossoró x Natal (RN)



A Ultramaratona de Revezamento de 300 km será entre as cidades de Mossoró e Natal, no Rio Grande do Norte, e será realizada nos dias 23 e 24 de novembro. Os atletas correrão aproximadamente 300 km em dois dias pelas estradas BR 304, RN 120 e BR 101:

1º Dia – Sábado, 23 de novembro – Largada às 04h da manhã com percurso de aproximadamente 150 km: Mossoró (RN), em frente ao Hotel Íbis, até a cidade de Lajes (RN), na Igreja Matriz.

2º Dia – Domingo, 24 de novembro – Largada às 04h da manhã com percurso de aproximadamente 150 km: município de Lajes (RN), na Igreja Matriz, até Natal (RN), no Pórtico Monumental (Praça dos Reis Magros), localizado na BR 101.

REGRAS:

1. As equipes serão compostas por cinco (05) atletas devidamente inscritos na competição. O atleta só estará devidamente inscrito após o pagamento da taxa de 100 Reais + taxa de conveniência (site CORRE10) e da entrega do TERMO DE RESPONSABILIDADE, devidamente preenchido e assinado, na ocasião do Congresso Técnico, que será na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 19 horas, no hall do Hotel Íbis de Mossoró.

2. Cada equipe organizará e financiará completamente a sua infraestrutura (transporte, alimentação, hospedagem, hidratação, assistência médica e kit de primeiros socorros, entre outras necessidades) e se responsabilizará pelo apoio ao seu atleta durante a corrida.

3. A cada dia será dado um limite de 15 horas e 30 minutos para que cada equipe finalize o trecho de aproximadamente 150 km determinado pela organização da prova, sob pena de ser desclassificada da competição caso ultrapasse esse tempo. Mesmo que a equipe ultrapasse o tempo limite, ela poderá seguir correndo na prova. Entretanto, não aparecerá no ranking oficial da ultramaratona.

4. Cada atleta deverá correr ALTERNADAMENTE dois trechos por dia de aproximadamente 15 km. Ao final, cada atleta terá percorrido aproximadamente 60 quilômetros. As distâncias apresentadas nesse manual são aproximadas. As medições foram realizadas utilizando-se hodômetro e simulações no Google Earth.

5. As equipes respeitarão a sequência dos atletas e os postos de revezamento indicados pela organização da corrida, independentemente de distâncias aferidas por meio dos hodômetros dos carros de apoio ou aparelhos de GPS. O não cumprimento dessa regra desclassificará a equipe da competição.

6. Cada atleta deverá cumprir rigorosamente o seu trecho durante os dois dias de prova. Exemplo:

ATLETA 01A  -  TRECHOS 000-015 e 075-090
ATLETA 01B  -  TRECHOS 015-030 e 090-105
ATLETA 01C  -  TRECHOS 030-045 e 105-120
ATLETA 01D  -  TRECHOS 045-060 e 120-135
ATLETA 01E  -  TRECHOS 060-075 e 135-150

7. Se o corredor chegar ao ponto de revezamento e não encontrar a sua equipe no local, ele não poderá continuar correndo parte do trecho seguinte. No ponto de revezamento, ele deverá esperar o próximo atleta de sua equipe para efetuar o revezamento.

8. Se o atleta errar o percurso, ele deverá retornar correndo e completar corretamente o seu trecho.

9. Se algum atleta desistir do seu trecho, seja por lesão ou por não apresentar condições físicas para correr, ele não mais voltará a participar da prova, ficando a critério do líder decidir como completar os trechos daquele atleta (dividir o trecho por 1, 2, 3 ou 4 atletas da equipe ou definir um representante para correr todo o trecho). Depois, a corrida segue o plano original, respeitando a sequência e alternância dos atletas, assim como os trechos definidos pela comissão organizadora.

10. Se o atleta tiver câimbra ou se houver a necessidade de parar para ir ao banheiro, trocar de roupa, receber massagem, comer ou tomar algum suplemento, entre outros motivos, fica proibido substituir temporariamente o corredor por outro atleta.

11. Cada equipe deverá indicar um líder. A esse atleta caberá o comando do grupo e será o elo da equipe com os organizadores da prova. Caberá ao líder observar atentamente as informações contidas nesse manual e indicar o percurso correto aos seus atletas, principalmente nas bifurcações, entroncamentos e rotatórias existentes nas estradas.

12. Vencerá a ultramaratona a equipe que tiver menor tempo de prova no somatório dos dois dias de corrida. O tempo das equipes será aferido por meio de um árbitro habilitado (em Lajes e Natal), que vai considerar o tempo bruto (HH:MM:SS) entre o horário de largada e chegada de cada dia de prova.

OUTRAS INFORMAÇÕES

a) O HOTEL ÍBIS DE MOSSORÓ é o local de hospedagem indicado para os atletas da ultramaratona. Além das confortáveis acomodações e da excelente tarifa, lá será realizado o Congresso Técnico, a entrega dos kits (Manual Técnico, camisas e número de peito) e, na madrugada do sábado (dia 23 de novembro), será servido o café da manhã às 3 horas. Lembramos que a largada do primeiro dia de prova será em frente ao Hotel Íbis, às 4 horas da madrugada.

b) A organização dessa prova indicou os postos de revezamento em função de algumas referências na paisagem, como: postos de gasolina, placas de trânsito, antenas, lombadas, giradouros e fábricas. Muitas vezes, houve a necessidade de encurtar ou aumentar o tamanho do trecho, buscando locais de fácil reconhecimento e relativamente mais seguros para realizar o revezamento. De toda forma, durante a corrida, as equipes deverão redobrar a atenção ao selecionar o local para estacionar. Os atletas deverão utilizar sempre o acostamento, evitando transitar pela faixa de rolamento.

c) Cada posto de revezamento foi marcado com tinta amarela no acostamento do lado direito da pista, com a indicação da quilometragem aproximada acumulada, e sempre utilizando três dígitos. Exemplo: 075.

d) Com a largada de madrugada e a possibilidade de correr a parte final do percurso à noite, sugerimos que as equipes providenciem lanternas de cabeça ou de mão para que seus atletas possam participar com maior segurança.

e) Essa corrida exigirá um excelente condicionamento físico dos atletas, que terão que apresentar volume de corrida em situações extremas, como correr em estradas asfaltadas e com elevadas temperaturas.

f) Ao cruzar a linha de chegada, cada atleta receberá um troféu de participação no evento.

g) Será desclassificada a equipe que adotar qualquer tipo de conduta considerada antidesportiva ou aquela que não cumprir o percurso de forma estabelecida nesse manual. Todos os casos não contemplados no regulamento serão analisados e julgados pela organização do evento, não havendo opções para recursos.


h) Lembrem-se: essa é uma corrida em equipe e os atletas deverão estar em sintonia, respeitando as individualidades, dando apoio moral aos integrantes que estiverem correndo, compartilhando as alegrias e equacionando os problemas. A união é fundamental para o sucesso da equipe e da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário